tútsi - significado y definición. Qué es tútsi
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es tútsi - definición

GRUPO ÉTNICO DA REGIÃO DOS GRANDES LAGOS AFRICANOS
Tutsis; Tútsi; Gabus; Tutsi
  • Uma cesta tradicional tutsi.
  • Nyanza]].
  • Cortes profundos feitos pelos assassinos são visíveis nos crânios que enchem uma sala na Escola Murambi.

tútsi      
s.2g. ( -1950 )
-etnol
1 indivíduo dos tútsis, povo de estoque nilótico, guerreiro e criador de gado, que invadiu áreas das atuais repúblicas do Burundi e de Ruanda (África) nos sXIV e XV, dominando os hútus ali residentes [São tb. ditos batusi , tussi , watusi e watutsi ; falam o kirundi e o kinyarwande , línguas bantas estreitamente relacionadas.] n adj.2g.
2 relativo a tútsi ('indivíduo') ou próprio do povo desse nome
-etim pal. de uma língua banta ( kirundi , kinyarwande ), pelo ing. Tutsi (1950) -sin/var uatúsi, uatútsi

Wikipedia

Tútsis

Os tútsis ou tutsis (em quiniaruanda e kirundi: batutsi) são um grupo étnico existindo principalmente em Ruanda e no Burundi, mas também nas regiões vizinhas do Congo-Quinxassa, do Uganda e da Tanzânia. São um povo banto e, tanto do ponto de vista linguístico, como cultural, não se distinguem dos hútus, o grupo étnico majoritário em Ruanda e no Burundi.

Os tutsis são a segunda maior divisão populacional entre os três maiores grupos em Ruanda e Burundi; os outros dois são os Hutu (maior porcentagem) e os Twa (menor porcentagem). Um pequeno número de pessoas Hema, Kiga e Furiiru também vivem perto dos Tutsi em Ruanda.

Pensa-se que a divisão entre estes dois grupos tem raízes sociais, uma vez que os tútsis foram a classe política dominante naquela região dos Grandes Lagos Africanos desde o século XV até à colonização do Ruanda e do Burundi primeiro pela Alemanha e depois pela Bélgica. Geneticamente, não existem grandes diferenças entre os tútsis e os hútus.